Jardim vertical interno – Como Fazer

Grande parte das pessoas gostariam de ficar mais em contato com a natureza, e por isso o cultivo de plantas pode deixar o ambiente mais bonito e mais vivo, porém a maioria das pessoas mora em centros urbanos, com as casas muitas vezes sem nenhum quintal ou mesmo apartamentos.

De forma geral, os apartamentos e casas possuem um espaço diferenciado e aproveitado, sequer sobra algum espaço para um jardim pequeno, o que acaba fazendo as pessoas deixarem de cultivar aquelas plantas que tanto gostariam de ter. Esse, porém é um problema que não tem solução, e com um jardim vertical qualquer pessoa poderá ter um cantinho verde na sua casa para se sentir mais ligado a natureza.

Jardim vertical interno - Como Fazer

Logo abaixo iremos ensinar como fazer um jardim vertical interno para deixar a sua casa ou a sua varanda do apartamento muito mais bonita, viva ou mesmo um espaço interno que você tiver interesse.

Como fazer um jardim vertical interno?

Incialmente procure escolher as plantas que você vai querer utilizar. Se não tiver a intenção de gastar muito tempo cuidando das plantas, afinal de contas como qualquer tipo de jardim, é necessário ter alguns cuidados. Procure escolher as plantas que possam sobreviver melhor com pouca água e assim você irá evitar ter que utilizar muito tempo em seus cuidados.

Você pode fazer diversos tipos de jardins verticais, depois de escolher as plantas procure decidir a que for lhe agradar mais.

Existem algumas sugestões que são simples e baratas, além de bastante comuns, são os jardins verticais com garrafa pet, com vasos de meia lua, e com fibras de coco.

Invista em um jardim de garrafas pet

Para que você possa fazer um jardim vertical de garrafas pet, você irá precisar, além de garrafas pet, uma treliça que irá servir de apoio, e que pode ser feita de madeira ou de ferro, ou mesmo improvisada com alguma peça em madeira plana ou ferro, com espaços para prender as plantas, os pequenos portões são um exemplo.

É interessante que você impermeabilize as paredes onde ficarão as plantas, já que mesmo que os vasos não tenham furos na hora de regar poderá ocorrer de molhar a parede ou ainda respingar as terras dos vasinhos.

Depois de se prender as treliças na parede, é a hora de fazer vasinhos com garrafas pet. A altura do corte deverá depender do tamanho da planta que será colocada, sendo de forma geral o tamanho equivalente a 12 cm da tampa.

Esta tampa deverá ser furada para permitir um escoamento de água, mas o furo não precisa de forma alguma ser grande. Para prender o vasinho de garrafa pet, é possível se utilizar de um suporte para vasos de plantas ou arames.

Nesta situação faça dois furos em um lado do vasinho de garrafa pet com 2 cm de distância entre eles, e ali procure passar o arame para prender na treliça. No vasinho pode ser colocado ainda um pedaço de manta de bidim, desta forma o substrato não deve sair pelo furo de sua tampa.

Depois de tudo isto é só colocar uma mudinha de planta dentro e prender na treliça cuidando do seu novo jardim.

 

Deixe um Comentário: