Muito sal faz mal à saúde – Sódio

Uma verdadeira guerra começou a ser travada nos bastidores da indústria de alimentos e também nos estabelecimentos que servem comida para as pessoas, como os restaurantes. E um dos principais alvos deste combate é um elemento que está presente na vida de todo mundo, mas que deveria ser mais controlado, que é o sal.

Hoje em dia é muito difícil encontrar uma pessoa que consiga ingerir qualquer tipo de alimento sem sal. Mesmo que as pessoas consigam evitar de usar o sal propriamente dito, uma série de temperos e muitos alimentos acabam contendo ele já dentre os seus componentes. E isso faz com que a quantidade de sal ingerido no dia a dia acaba sendo muito superior ao recomendado.

Muito sal faz mal à saúde – Sódio

O Brasil é um dos campeões no uso de sal, sendo que pesquisas afirmam que os brasileiros, em média, costumam ingerir mais do que o dobro da quantidade recomendada deste tempero ao longo de um dia. Isso fez com que uma série de medidas do governo reduzisse a quantidade de sal nos alimentos. Em alguns estados até mesmo os restaurantes tiverem que tirar o saleiro da mesa dos clientes, tudo para que ele não coma mais do que o recomendado.

O grande problema das altas concentrações de sal no nosso organismo é o fato de que este tempero é considerado como um dos principais fatores que desencadeiam doenças do sistema circulatório, como o coração. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, médicos afirmam que o sal está para os problemas de circulação como o cigarro está para o câncer.

A única diferença é que o organismo das pessoas realmente precisa do sódio para uma série de funções, mas não em grandes quantidades. Além de causar este tipo de problema, o sal também costuma causar o que é conhecido como retenção de líquido. É quando o organismo passa a guardar para si toda a água que deveria estar sendo mandada embora.

Por todos estes problemas, a dica é evitar utilizar grandes quantidades de sal na comida e preferir sempre os temperos mais naturais.

Deixe um Comentário: