Polêmica: O Lado negro do SINIAV

O Siniav promete inovar o trânsito e a segurança no Brasil, mais há vários pontos negativos. Tantos, que se parar para pensar são iguais ou superior aos beneficios.

  • Invasão da privacidade: Quem tiver acesso ao SINIAV poderá saber onde você esteve, que horas e muitas outras informações.
  • O perigo de cair nas mão erradas: Imagine pessoas com más intenções em posse de um programa ou sistema que possibilite o acesso aos dados do SINIAV?

Esses são pontos para pensar se realmente é necessário instalar esse sistema em nosso país, ao menos nesse momento. O valor que será desembolsado dos cofres públicos poderiam ser utilizados para outras melhorias, como nas estradas, segurança e sinalização.

E você o que acha desse sistema?


23 Comments

  1. Alexandre says:

    Corremos o mesmo risco com o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. Através dele o governo sabe quanto eu ganho e onde gasto. Uma serie de dados de consumo são passados para a Secretaria de Fazenda, que facilmente traça um perfil econômico real de cada cidadão. Se isso já acontece, quando o problema com o SINIAV ?

    Como afetaria o mercado de seguros de automóveis?

  2. TEIXEIRA says:

    Em principio é bom verificar uma correção, não vai haver Invasão da privasidade, pois o que será monitorado é o veiculo; e este sistema havera um callcenter onde somente o proprietario com seu RIC, RENAVAM e pricipalmente identificador de voz, ligarar para um 0900 … onde somento o proprietario terar o acesso para saber Vetor (direção, posição) se o veiculo estar em movimento ou parado, e o mais importate deste sistema o bloqueio, que sera efetuado por ele. Sendo neste caso ficar a criterio do vistoriador veiculoar informar ao proprietario os procedimentos

  3. TEIXEIRA says:

    … PROCEDIMENTOS este que esta exposto no artigo 328 CTB e resolução 178/05 aonde o proprietario saberar do tempo nesserario para ele readiquirir o poder de posse do bem movel.

  4. TEIXEIRA says:

    O sistema será excelente o problema é dos safados maus politicos que não respeita nem o povo muito menos a Constituição, e quem poderia ficar nesse controle seria o pessoa da ABIN ai sim, nem um mal aconteseria as pessoas ou o bem publico, e falar de gastos publicos como constrir estradas, hospitais ou outras infraestruturar que vise o melho para o população o controle seia para os politicos corruptos pois o Governo Federal investe porem e roubado na fonte por estes larapios que se dizem fazer as coisas certas…

  5. George W says:

    SINIAV é só mais uma forma de controle imposta aos [escravos]cidadãos. Controlam armas dos civis, natalidade, veículos… controlam tudo! Qual será o próximo passo?? Escravos precisam ser controlados, né?!

  6. Rodrigo says:

    Não vejo nada de errado em ser monitorado se eu for ao shopping, viajar, etc. Porém, vai que alguem quer trair a mulher, rsrs, ela pode saber onde eu estava.

  7. Jorge Antonio Xavier says:

    No meu entender o colega Teixeira é pró-SINIAV. O que ao colega escapou é que a invasão de privacidade já ocorreu, porque não houve permissão por parte do cidadão. O veículo é uma extensão do cidadão. Uma NECESSIDADE para locomoção a longas distancias, de nosso vasto país, como um sapato mecânico, e está diretamente relacionado à pessoa que o utiliza. É falácia lógica não vincular o veículo à pessoa pois são pessoas que dirigem os veículos. Mais falácia ainda é crer que o sistema funcionará com o bandido, cuja primeira coisa a fazer é arrancar o chip rastreador do parabrisa ao roubar o veículo.

  8. dojcmborges says:

    Até o momento não entendi o desespero de alguns….. Vamos fazer uma simples analogia. Quantos equipamentos de transito que leem placa (LAP / OCR) possuem em sua cidade ? Todas as vezes que você passa por esses equipamentos é gerado e gravado um registro de passagem de seu veículo.
    Esse registros são gravados, juntamente com a imagem do seu carro (inclusive com a sua cara feia dirigindo), e são acessados por que é de direito.
    O que está sendo proposto é apenas a mudança de tecnologia. As informações coletadas pelo SINIAV já estão sendo coletadas por outros equipamentos.

    Vamos a outra analogia, quantas pessoas possuem smartphones Android atualmente ? Vc que possui esses aparelhos, sabia que a Fabulosa Google sabe onde VOCÊ (e não só seu carro) anda, qual tipo de estabelecimento frequenta, com que vc gosta de trocar mensagens e o assunto das mesmas. Se não percebeu isso ainda preste atenção nas propagandas que aparecem no se navegador quando acessa seu email do Gmail.

    Então, deixemos a hipocrisia de lado e vamos olhar para os benefícios que a solução pode nos proporcionar, dentre eles, acredito que o principal seja a diminuição do custo Brasil. Imaginem seguro dos nossos veículos pela metade do preço. Provavelmente, só com essa justificativa os que acham invasão de privacidade se aquietariam.

    Vamos Detran se movimente de verdade…. e não se esqueça, “Uma mão lava a outra e as duas se enxugam (ou lavam a b… )”. Foque na diminuição do custo Brasil e esse projeto sai do papel. Aproveite a onda das PPPs e faça uma graça pra população.

  9. Felipe says:

    malditos, isso vai ser uma revolução no lucro com multas, vão cagar dinheiro !

  10. Fabiano says:

    Quero ver quando chegar as multas por excesso de velocidade, principalmente nas cidades onde a velocidade de alguns lugares é de 30KM por hora!!!

  11. Jessica says:

    Fuerralz? That’s marvelously good to know.

  12. Leandro Gomes says:

    Concordo com o Raphael. Nosso Pais é um circo, governado por palhaços, que foram eleitos por pessoas que só usam o jornal para se limpar depois de dar uma bela cagada….
    Quem é favor desse besteira,com certeza é PETISTA, que na sua maioria ganha uma cesta basica do governo (PREÇO PAGO PELO PARTIDO PELOS VOTOS)e ainda não teve capacidade de comprar um carro.
    Quanto as multas… para quem não sabe (porque usam os jornais para outras coisas), as velocidades medias das rodovias são da epoca em que o carro mais seguro que transitava por elas era o fusca, hoje os carros são muitro mais seguros, os freios funcionam melhores, mas as velocidades são uma estupidez. O motivo por velocidades com 30, 40 ou 50 Km/h são exclusivamente para errecadar fundos para os cofres dos LADROES POLICOS, e que descordar de mim… tente conseguir algum beneficio de bando de palhaço fora de epoca de eleição que …com certeza começaram a entender merlhor o Pais que vive…

  13. murillo says:

    VIAJEM UMA VEZ E VAO VER QUE ISSO E MUITO RUIM!
    CONTRA!

  14. bartolomeu says:

    esse mecanismo nao e feito com intuito de multar ninguem,e se for qual o problema ou a turma esquece que ultrapassar o limite de velocidade e crime!

    tudo na vida tem jeito so nao a morte

    trabalho viajando e muitas vezes viajo em alta velocidade mais se isso e para o meu bem e sei que se eu bater a 140 por hora a morte e certa

    mais um motivo para entrar na lei!

    que venha o rastreado

    muito cabra que ta falando ai nao sabe o real funcionamento do mecanismo e fica falando besteira

    o que a turma nao sabe e que nos carros mais novos nao da pra simplesmente furtar o carro pois a chave de iguinicao e codificada entao para levar um carro voce tem que ser assaltado!

    quem ai ja foi assaltado, que ai ja viu um vagabundo apontando um revolver pra sua cara,que ja viu um vagabundo indo embora com seu carro ou moto.

    pensa bem turma eu prefiro levar 1000 multas que perder um bem!e olhe que ja passei por isso na pele.

    vamos usar a cabeca

    a tecnologia veio pra nos ajudar

  15. gabriela says:

    Bom, o sistema tem prós e contras. Acho que se bandidos tem acesso a sua rotina de trajetos, fica facil de armar algum sequestro, assalto… etc.
    Em relação as multas que o pessoal ta reclamando, poxa, se a estrada tem um limite de velocidade, tem que andra dentro dele, não só quando tem o radar…! É um saco? É!! Eu tb acho um saco ter que dirigir a 60 em uma retona por exemplo. Dificilmente alguem anda dentro da velocidade permitida o tempo todo, mas é o certo! Então disso não dá para reclamar!!Estão reclamando que não vão poder mais infrigir a lei..! Mas apesar de isso se rum saco, aposto que vai diminuir muito os acidentes monstruosos que ocorrem nas estradas por excesso de velocidade!!

  16. Renato says:

    Prezados,
    Prestem atenção todos! Que isso é uma forma do governo ganhar dinheiro NÃO TENHA DÚVIDAS… eu sei o que estou falando… a forma de faturamento será perfeita, mas, em contra partida, se acabar com os roubos, sequestros e outros (que acho difícil depois de um breve analise), estamos ótimo, que todo cidadão vai pagar mais caro… isso vai, não tenha dúvidas, mas será que os benefícios virão?
    Por exemplo: como o sistema identificará um carro roubado se logo as quadrilhas ao roubarem um veículo e trocarem o chip e a placa, ou seja, para o sistema é um carro legal que esta rodando e não o furtado.

  17. Paulo A. Maia says:

    Tem funcionário público postando comentários aqui para tentar convencer a opinião pública que esse monitoramento será bom para a segurança do cidadão. Há ainda militantes de partidos fazendo o mesmo, atuando como simples cidadãos que querem a implantação desse sistema de invasão. Será que o correto não seria “chipar” esses cidadãos ao invés de chiparem o verdadeiro cidadão comum que já está sendo de antemão colocado como suspeito de executar um crime que ainda não fez? Uma ação cívil pública contra isso já! Não houve sequer uma consulta pública, vamos denunciar isso! Quem vigia o abuso desse pessoal?

  18. tiago says:

    agora quero ver nego vagabundo correr a mais de 260 km/h com aquelas motos de 600 cilindradas pra cima isso vai tirar muitos irresponsaveis de circulação e botar muito ladrao vagabundo que prefere roubar o carro dos outro ao inves de trabalhar na cadeia e em relação a privacidade quem usa internet não pode reclamar de privacidade pois o google e os demais sites sabem de tudo que voce faz no computador e de cada tecla digitada isso com certeza vai acabar com os roubos e tirar muitos motoristas irresponsaveis das ruas e das estradas parem de chorar e vejam o lado bom da tecnologia pois já pensou voce com sua familia na estrada indo passear e vem um bebado infeliz a 240 km/h e bate de frente com o seu veiculo e mata voce e sua familia sou totalmente a favor do siniav nos paises como os eua essa tecnologia existe a anos e ninguem reclama lá dai quando o governo implanta o mesmo sistema no brasil todo mundo fica reclamando imposto tem que pagar de um jeito e de outro

  19. Matheus says:

    Em primeiro lugar, quantas pessoas são potenciais alvos de sequestro em relação àquelas que têm veículos e que são potenciais vítimas de roubo?

    Em segundo lugar, quem planeja sequestro é dificultado ou impedido por ter que seguir a vítima e aprender sua rotina? Quem realiza sequestro é quadrilha organizada. Esse é o negócio deles. Será feito com SINIAV ou sem.

  20. Diego says:

    Pura fonte de arrecadação. Já foi comentado que na prática esse sistema só vai servir para multar por docs atrasados e excessos. resgatar veículo de roubo? Esquece… primeira coisa que vão fazer é arrancar o RFID. Ou seja, não vai trazer nenhuma vantagem para o cidadão, é apenas mais uma palmatória para fazer o cidadão cumprir as regras sem questionar.

  21. Mirkos Martins says:

    O “chip” custa $$ 40,00 do único fabricante homologado.

    Um RFID custando $ 40,00? Só no Brasil!

  22. gil says:

    Agora, ao invés de deixar o cidadão sair do carro, o ladrão vai levar certamente como refém… Será a única forma do alerta não ser passado para as torres. Lá se foi a pouca chance que tínhamos pra escapar…

  23. Stella Carvalhais says:

    o Sistema é uma boa Solução, porém para países onde a segurança publica funciona, pois no brasil as pessoas se vendem muito fácil, para seus dados cair na mão de pessoas má intencionadas isso não passara de 100,00 por consulta.

    Lembrando que o sistema não é falho mas sim o ser humano.

Deixe um Comentário: