Pronatec 2016 – Cursos gratuitos Senai e Pronatec 2016

O Pronatec é um importante programa do Governo Federal que busca oferecer uma série de cursos e oportunidades para os alunos que buscam uma formação técnica. Este tipo de curso está cada vez mais sendo procurado pelos jovens, especialmente para aqueles que desejam começar a trabalhar mais rapidamente, uma vez que estes cursos acabam preparando o aluno para o mercado de trabalho de uma forma mais efetiva do que a graduação.

Este programa foi criado a partir do sucesso do Prouni, que permite com que os alunos conseguissem uma série de bolsas de estudos para as universidades privadas. O Pronatec funciona da mesma forma, com os alunos conseguindo fazer cursos técnicos em instituições privadas, mas com o governo pagando pelas mensalidades.

Pronatec 2016 - Cursos gratuitos Senai e Pronatec 2016

O programa foi lançado no ano de 2011, mas apenas nos últimos dois anos acabou se tornando bastante procurado pelos alunos do Brasil inteiro. E no ano passado o programa acabou se tornando um grande destaque durante a campanha para as eleições presidencial, uma vez que ele acabou se tornando uma das principais plataformas da presidente Dilma.

Como se inscrever?

Para se inscrever no Pronatec, os alunos precisam preencher uma série de requisitos, sendo que os principais estão diretamente relacionados com as condições sociais do requerente. Além disso, o governo sempre lança pelo menos dois períodos de inscrições por ano, sendo uma relativa as vagas que são abertas para o primeiro semestre, enquanto que a segunda é aberta para as vagas do segundo semestre do ano.

Para acompanhar o calendário oficial da seleção e também para conferir todas as vagas e cursos atualizados e que estão sendo oferecidos em um determinado semestre, os candidatos devem acessar o site oficial do programa, através do endereço http://pronatec.mec.gov.br.

Infelizmente a perspectiva dos cursos gratuitos do Pronatec para o ano de 2016 não são animadoras. A crise econômica fez com que o governo federal tivesse que cortar verbas de uma série de programas importantes, e um deles foi o Pronatec. A criação de vagas vai acabar sendo reduzida.

Deixe um Comentário: