Review: Filtro esportivo K&N e Inflow inbox – Opinião e Dicas

Os filtros esportivos geralmente a primeira opção quando se busca dar uma incrementada no ronco do motor e talvez ganhar uns CVs de potência, além claro de uma possível economia de combustível. Já usei duas marcas diferentes, Inflow em um Civic LXR 2.0, K&N na ASX 2.0 e no Fusion 2.0 Titanium, ambos inbox, ou seja, apenas substitui o original de fábrica.

Vou dissertar sobre ambos filtros e sobre as mudanças após a instalação, lembrando que é a minha opinião e percepção.

 

Filtro Inflow no Civic LXR 2.0

Após ler bons relatos em um tópico no Civic Club sobre o filtro Inflow, resolvi pedir um para testar, o preço foi bastante atraente (R$100,00) e o pacote chegou rápido e bem embalado, fiz a compra diretamente pelo site da empresa. A substituição é bastante simples, basta retirar o original e colocar o da Inflow, não demora nem 1 minuto. filtro-inflow

Ronco

Após instalar não notei nenhum diferença no barulho do motor, mesmo quando acelerando bem forte, talvez devido o bom isolamento do carro ou característica do filtro mesmo.

Desempenho

Notei uma pequena melhora no desempenho, principalmente em aceleradas e retomadas, claro, não é algo que chega a mudar completamente o carro, mas parece que ele fica mais solto.

Consumo

Notei uma pequena melhora também, não chega a ser muito, mas é algo que compensa o investimento, uma pequena melhora na casa dos 0,3km/l e 0,5km/l já gera uma boa economia.

Conclusão sobre os filtros inflow

Os filtros da inflow são uma ótima alternativa aos importados, apesar de não ter um design bonito (mas quem liga?) ele cumpre o que promete, entrega uma melhora na performance e consumo por um preço honesto. Recomendo o teste!

 

Filtro K&N na ASX 2.0 cvt

Na ASX resolvi optar por usar um filtro importado de uma das marcas mais renomadas nesse segmento, a K&N. Fiz a compra diretamente no site da empresa, o envio foi gratuito e a entrega ocorreu em 10 dias úteis, mas tive que pagar mais uma taxa de R$200,00!

Apesar de um ótimo acabamento, o filtro da K&N não coube perfeitamente na caixa de ar da ASX, e após uma pesquisa em fóruns gringos vi que é um problema com todos.

Ronco

Deu para notar uma diferença no ronco do motor, ficou mais encorpado, lembrando motores a diesel quando se acelera (parecido, não é igual). Em retomadas também dava para se ouvir, mesmo de dentro do carro, ficou bem bacana.

Desempenho

Notei uma melhora nas saídas, por ter câmbio CVT a ASX é meio morosa nas arrancadas, após montar o filtro deu para perceber que ela respondia mais rápido. Em altas, não notei grande diferença nas potências e torque, mas dá mais prazer em dirigir e fazer ultrapassagens.

Consumo6684-MLB5096176198_092013-Y

Notei uma pequena melhora, coisa de no máximo 0,5km/l, a melhora principal foi no consumo rodoviário.

Filtro K&N Fusion 2.0 240cv

Como Fusion possui um motor de alto desempenho, resolvi colocar um filtro da K&N, além da Inflow não oferecer para esse modelo. Comprei o filtro diretamente com um vendedor do Mercado Livre, o produto chegou corretamente e a montagem foi rápida e o encaixe perfeito.

Ronco

Não notei muita melhora em relação ao original, com o capô aberto deu para notar uma pequena diferença, mas andando no dia a dia não se percebe.

Desempenho

O Fusion foi o que mais obteve uma melhora no desempenho, deu para sentir que o carro está mais rápido, principalmente nas retomadas. Além de já possuir um bom motor, agora está ainda melhor, indico a instalação!

 

Conclusão

Os filtros esportivos prometem entregar melhor desempenho, consumo e maior vida útil em relação aos filtros originais, mas na minha opinião, não são todos os carros que se beneficiam dessas melhorias. O Fusion apresentou uma boa melhora, já na Asx e no Civic deu para notar que apesar da pequena melhora, não é lá uma grande coisa, por isso não crie expectativas. Se o seu carro possui um motor mais fraco, então talvez nem compense pagar caro em um filtro do tipo K&N, opte por nacionais como os da inflow.

Existe outras dezenas de marcas de filtros, mas essas duas eu testei, se conhece outra e tem uma opinião, sinta se a vontade para comentar.

 

Deixe um Comentário: