Seguro para Cargas e Transportes – Onde fazer?

Os seguros de transportes e cargas existentes no mercado são três, um deles é feito pelos embarcadores, e dois pelos transportadores. A partir disso, o seguro de transporte nacional é voltado para o dono da carga, o que é obrigatório.

Já o seguro de responsabilidade civil do transportador rodoviário de carga também é algo obrigatório, e deverá ser feito pelas empresas de transportes mas cobrem apenas alguns prejuízos os quais os próprios transportadores sejam os responsáveis, como por exemplo as colisões, capotamentos e abalroamentos.

 

Existe ainda um terceiro tipo de seguro que poderá ser feito por transportadoras que é o seguro opcional, que é o seguro de responsabilidade civil para desaparecimento de cargas.

Quem deve contratar o seguro? O dono de carga ou o transportador?

Saiba que os seguros de transportes e de responsabilidade civil são considerados distintos, e com contratos diferenciados. Levando isto em conta, a responsabilidade de cada um dos envolvidos, ou seja, os donos de mercadorias e os transportadores são diferentes, não se confundindo desta forma a propriedade dos bens com a responsabilidade de operações de transportes existentes dos mesmos.

Os seguros de responsabilidade de operações de transportes por sua vez são seguros porta a porta. Garantindo os bens transportados desde o momento do embarque de carga no veículo transportador até o seu desembarque, e isto é quando as mercadorias são descarregadas do veículo para o seu destino final. Levando isto em conta as operações de carregar e descarregar as mercadorias em todos os meios de transportes também precisam contar com uma cobertura adicional.

Que tipos de seguros de transportes minha empresa pode contratar?

Existem dois tipos de seguros de transportes, os seguros de transportes nacionais e de transportes internacionais.

A partir disto, a contratação do seguro de carga a ser transportada no território nacional por exemplo, poderá ser feita de forma avulsa para cada viagem.

Já no caso do seguro de transporte internacional, temos uma modalidade utilizada para operações de comércio exterior, onde o contrato precisa ser feito conforme os riscos de viagens e condições de vendas ou compras que estiverem envolvidas nas negociações.

Deixe um Comentário: