Será que o SINIAV sai do papel?

O Siniav promete ser o sistema de monitoramento perfeito, porém para sua implantação ocorrer serão necessário vários estudos e investimentos. Desde 2007 há notícias de grandes portais e mídias de que o sistema começará a ser testado:

Em: 03/10/2007
“Instalação de Chip em Carro Começa em Maio em SP”
Fonte G1


Agora quatro anos depois ainda não há nenhuma informação sobre tal teste. Recentemente o DENATRAN afirmou que até 2014 todos veículos estarão com o Chip instalado, a tempo de acontecer a Copa do Mundo no Brasil.

E Você, acha que o SINIAV sairá do papel?


18 Comments

  1. Geraldo says:

    É claro que sim ! Aliás já saiu, pois, o DETRAN-RJ já fez o seu Projeto Piloto no 1o semestre de 2011, tendo testado TODAS

  2. Geraldo says:

    É claro que sim ! Aliás já saiu, pois, o DETRAN-RJ já fez o seu Projeto Piloto no 1o semestre de 2011, tendo testado TODAS as funcionalidades do SINIAV. O Piloto foi um sucesso ! Os demais DETRANs teem prazo até 31/12/2011 para fazerem também os seus Pilotos.

    Lembro que o SINIAV é um Sistema para evitar roubo e furto de veículos e cargas, além de proporcionar a redução das inadimplências de IPVA (chega a 50% da arrecadação em alguns estados), Licenciamento Anual e DPVAT (chega a 40% da arrecadação) e multas de trânsito (chega a 60%), portanto é preciso fiscalizar e cobrar os valores que são devidos por Lei aos Órgãos de trânsito, Estado, Seguradoras, Municípios (recebem 50% da arredação do IPVA). Acho que não seria necessário instalar Sistemas como o SINIAV se TODOS cumprissem com as suas obrigações. Tem muita gente que não quer pagar e ficam contra ações que só trará benefícios à Sociedade. Ou será que o Poder Público tem varinha de condão para gerar recursos para atender às necessidades da comunidade ? As pessoas e empresas precisam pagar para que os benefícios possam aparecer, caso contrário, vamos ficar cobrando e o Governo dizendo que não tem recursos…
    A Democracia pressupõe direitos e deveres.
    Espero ter contribuído um pouco para esclarecer o SINIAV (que aliás vem sendo discutido desde 2006).
    Atenciosamente,
    Geraldo

  3. rubem says:

    Sistema burro que so serve para arrecadar multa somente.
    Pessoa inadimplente vai colocar chip? kkkkkk e se for pego, sera no mesmo esquema de quem ja é pego com documentação irregular, ou seja, na unha.

    Ladrão vai arrancar o chip do para brisa e o contribuinte otário ficará a ver navios, ou acham que a maioria dos veículos roubados não são depenados?

    Como o calculo de velocidade média das multas será feita em rodovias que tem seu limite de velocidade conflitante? ha deixa para la, o otário do contribuinte que paga tudo em dia pagara essa multa.

    Sabia que invasão de privacidade é crime? até a apple ja dançou por conta disso.

  4. rubem says:

    ué? tem moderação? somente aprovam comentarios que satisfaçam vossos egos? palhaçada!!!

  5. Marcos says:

    Não concordo com o Geraldo, o Governo já ganha dinheiro o suficiente e MUITO! com o IPVA, Licenciamento, Seguro Obrigatório, Inspensão Veicular, Pedágios, Multas etc.

    Porque o Detran/Denatran não cria um sistema que incentive as pessoas a pagarem corretamente os impostos e não cometer multas, dando desconto para ela nos impostos ou sorteando prêmios como a nota fiscal paulista faz?

    Mas não o esquema é colocar radar em vários lugares e ganhar dinheiro fácil e manter o povão ignorante ao invés de incentivar de uma boa forma ou investir em campanhas de educação do transito!

  6. Jorge Antonio Xavier says:

    Crítica ao SINIAV:
    O SINIAV é um sistema vinculado a uma tecnologia que fere o Artigo 5 da Constituição Federal, que determina que são invioláveis a intimidade e a vida privada dos cidadãos. A justificativa que o sistema reprimirá roubos e furtos é ideológica e falha pois a primeira coisa que o bandido fará é arrancar o chip rastreador. É mentira dizer que o chip de rastreamento, que servirá de entrada de dados para o SINIAV, é a mesma coisa que uma placa de carro, como afirma Dario Thober, diretor do Centro de Pesquisas Wernher Von Braun. NÃO. Não é a mesma coisa. A placa apenas identifica o carro do cidadão. O chip “Big Brother” não só dispõe o rastreio do veículo, como fornece sua localização, por onde passou, e seu trajeto. Isso abre precedente para a perda de direitos do cidadão, pois permite a abertura de justificativa para que um chip de rastreamento obrigatório esteja no seu sapato, na sua roupa e finalmente sob sua pele. Veículos são hoje a extensão mecânica do ser-humano, uma roupa, uma espécie de sapato, digamos assim, NECESSÁRIA para a locomoção de longas distâncias. É uma grande vitória da lógica que a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, considerou ilegal o rastreamento e, em agosto de 2012, entrou com pedido de reconsideração junto ao DENATRAN. Quem acredita nesta filosofia não enxerga o somatório negativo desta decisão. Não apoio o SINIAV. Não apoio por vincular tecnologia OBRIGATÓRIA de monitoramento. E não por ser um ótimo sistema. Ao SINIAV se ligará mais desvantagens reais e implícitas do que vantagens. No final, só servirá para arrecadar e controlar a vida do cidadão de forma ilegal. Benjamin Franklin já dizia: “Quem troca um pouco de sua liberdade por mais segurança, acaba perdendo as duas: sua liberdade e sua segurança”. Posso estar redondamente enganado, ou apenas paranóico sob uma perspectiva de uma teoria da conspiração. De qualquer forma, ficarei surpreso se esta crítica realmente for publicada o que demonstrará o quão democrático e aberto a opiniões e o site. Obrigado.

  7. Nancy says:

    Unparlaleeld accuracy, unequivocal clarity, and undeniable importance!

  8. adriano says:

    NAO CONCORDO

  9. adriano says:

    NAO CONCORDO porque vai ser igual a do desarmamento.

  10. Sou a favor do Siniav, pois acredito que esse novo sistema trará mais segurança para o cidadão, porém tenho dúvidas sobre sua eficácia, pois o ladrão muito astuto vai achar um jeito de burlar o equipamento, quero ver como isso será solucionado…

  11. alez says:

    Claro que vai sair, eles querem faturam mais dinheiro, isso não vai resolver roubo nem assalto bandido tem solução pra tudo. A industria da multa vai fikar trilhonaria.

  12. Carlos Antonio says:

    Primeiro precisamos saber quem são os verdadeiros interesseiros por trás do siniav, quais os beneficiários deste programa?Com a palavra aqueles que irão se beneficiar do povo mais uma vez.

  13. Carlos Antonio says:

    Ainda bem que o MPE de Roraima suspendeu essa gatunagem contra o povo.

  14. Eldrin says:

    Aff, Aff, Aff, Estamos cada vez mas cercados, daqui uns dias não vamos conseguir sair de casa sem pagar no portão da nossa casa.

  15. Nilton da Silva says:

    Jorge Antonio Xavier fez uma critica muito interessante, mas eu pergunto a ele e todos que são contra o seguinte: se você tem um computador em casa você pode ser rastreado, se você tem um celular você pode ser rastreado, se você tem conta em banco você pode ser rastreado, se você trabalha registrado você pode ser rastreado, então qual é a dificuldade em ter o seu querido veiculo rastreado?? Talvez estas pessoas que se dizem tão esclarecidas ainda não perceberam que estão sempre sendo rastreadas com ou sem consentimento, as vezes até de vontade própria fazendo uma conta em rede social (rastreados por qualquer um) lembrem do técnico americano Edward Snowden que mostrou provas disto e que hoje é um cara marcado para morrer por divulgar que todos somos rastreados quando fazemos qualquer coisa na internet.

  16. amilton says:

    eu concordo com esse sistema,mais acho que seria muito bom se fosse com rastreador,como os que algumas seguradoras põe,mas mesmo só com identificação ja seria bom,se for colocado em um lugar escondido,porque?nem todo carro e caminhão que são roubados são desmanchados ou levados p outros países,muitos são clonados e continuam rodando no brasil mesmo,ai quando o seu carro é multado la em brasília por exemplo,vc diz eu nunca fui em brasília mais o clone do seu carro foi, então com o chip vai ser possível identificar só pelo radar qual o carro que esta de baixo daquela placa…

  17. Marco Nanino says:

    Sistema que nasceu morto… Um sistema que utiliza um tag de 1900, um tag que dura 5 anos (pelo amor de Deus!), quem precisa disto? Ja foi mais que comprovado que ja existem sistemas que nao precisam do SINIAV. Cameras com leitura automática de placas, identificação de velocidade media, etc. O SINIAV ja morreu e nao sabe…

  18. Roberto Martins Ivo de Souza says:

    Como já declarei o projeto que deu origem ao SNIAV é fruto de um projeto roubado. estou aguardando seu lançamento para revelar toda trama uma vergonha. todos iram saber o quanto o povo e vitima de um estado voltado a si mesmo.

Deixe um Comentário: