Técnico em Agrimensura

O curso voltado a área de técnico em Agrimensura tem o intuito de formar profissionais que sejam habilitados para que possam atender a todas as necessidades existentes de pessoas físicas e pessoas jurídicas que de várias formas possam utilizar ou ainda precisem utilizar mapas, plantas e também cartas que sejam digitais em vários tipos de campos.

Quais as atuações destes profissionais?

Este profissional deverá atuar na medição das parcelas e no levantamento territorial, bem como na elaboração e no desenvolvimento e manutenção dos cadastros técnicos de forma territorial.

Técnico em Agrimensura

Além disto o profissional deverá atuar em projetos e execuções de parcelamentos de solos urbanos e solos rurais, bem como a locação topográfica de obras, bem como de parcelamentos, rodovias e também de ferrovias.

O profissional poderá atuar também em sistema de divisão e demarcação de terras e em perícias e ações judiciais que envolvem a sua área de trabalho, bem como realizar os posicionamentos de forma terrestre e ainda utilizar os equipamentos eletrônicos para levantar os dados hidrográficos, medições de terras, entre outros.

Os objetivos do curso

Como objetivo deste tipo de curso, o profissional poderá atuar em áreas onde terá a competência técnica em Agrimensura, o que é uma capacidade de aplicar as técnicas diversas e ter soluções que sejam mais adequadas em áreas relativas para a medição e demarcações de terras bem como ao urbanismo e o posicionamento preciso de pontos fixos.

Todo o desenvolvimento e a aplicação determinada de novas tecnologias que são relacionadas a agrimensura fazem surgir uma série de oportunidades de expansão de mercado neste tipo de área, tanto nos centros urbanos como em áreas rurais, principalmente em projetos determinados como rodovias, redes de energias, de água, esgotos, entre outros. Este profissional deverá atuar como um autônomo em instituições privadas e públicas que possam lidar com o campo de topografia de geodésia, bem como de construção civil e infraestrutura.

Muitas instituições oferecem este tipo de curso, dentre elas podemos citar a IFG bem como outras instituições no Brasil. Apesar disto a instituição IFC que pode ser acessada pelo endereço http://www.ifg.edu.br/ é a que possui melhor qualificação neste curso.

 

 

 

Deixe um Comentário: