Técnico em Estradas

O profissional técnico em estradas, atua de forma direta em um planejamento e execução de implementação de estradas, levando em conta todas as normas técnicas e de segurança existentes.

Este profissional deverá atuar na execução de pontes, bem como de bueiros e de viadutos. Além de realizar a fiscalização, toda a manutenção das vias terrestres, bem como utilizar equipamentos voltados para áreas de engenharia. Este profissional ainda realiza a identificação dos depósitos naturais dos minérios. E com isto é possível se executar e analisar os ensaios tecnológicos existentes os materiais.

Técnico em Estradas

Quais os principais conteúdos abordados pelo curso?

Como principais temas que são abordados no curso, podemos citar o planejamento e a manutenção das vias terrestres.

Além disto o profissional deverá ter ensinamentos equivalentes sobre materiais e solos de construções.

Os conteúdos voltados aos levantamentos topográficos e de sondagens devem ser realizados, bem como conhecimentos de máquinas e de equipamentos distintos além de uma interpretação dos projetos.

Quais são as possibilidades de atuação deste profissional?

Este profissional deverá atuar em instituições públicas e privadas, bem como empresas de construção e ainda manutenção específicas de vias terrestres, além de atuar em órgãos de fiscalização determinadas e manutenções de estradas, bem como laboratórios de controles de tecnologia.

O curso técnico de estradas desenvolve todos os processos de ensino com aulas teóricas e também com aulas práticas.

As aulas teóricas normalmente são ministradas  em sua maioria nas salas de aula, e as práticas são feitas nos laboratórios localizados nos pavilhões de construção civil das instituições criados exclusivamente para esta finalidade.

Qual o perfil deste profissional

Este profissional deverá realizar a condução e execução de forma técnica dos trabalhos e de toda a sua especialidade. Além de prestar assistência técnica para os estudos e o desenvolvimento dos projetos e pesquisas de tecnologia.

Além disto ele poderá dar assistência técnica quanto a compra, venda e a utilização de divesos tipos de produtos especializados.

São diversas as instituições que oferecem este tipo de curso, e por isso o Pronatec http://pronatec.mec.gov.br/ é o órgão que oferece os melhores cursos nestas modalidades, por isso consulte na sua região se existe a possibilidade de realizar este curso pela instituição.

Deixe um Comentário: