Técnico em Geodésia e Cartografia

O profissional Técnico em Geodésia e Cartografia atua de forma direta na manipulação de todos os mapas tanto analógicos como digitais para uma obtenção e informações especiais diversas.

Este profissional deverá utilizar todos os seus dados coletados por sensores de forma orbital e aéreos para uma produção de cunho cartográfico. Este profissional poderá ainda coletar os dados através tanto dos satélites artificiais para um posicionamento terrestre, como também utilizar softwares para o geoprocessamento para processamentos digitais de imagens, sistemas determinados de informações, bem como desenho assistido por computadores.

Técnico em Geodésia e Cartografia

Quais possibilidades de temas que são abordados neste tipo de formação.

Como possibilidade de temas para este tipo de curso podemos citar o desenho técnico, a topografia, a cartografia computacional e temática, a geodésia, o geoprocessamento, a fotogrametria, bem como o sensoriamento remoto determinado.

Este profissional deverá estudar todas as áreas voltadas a cartografia para que posteriormente possa ficar habilitado a interpretar e também executar projetos já habilitados pela coordenação de engenheiros em localidades diversas, desde que analisadas sem degradar o meio ambiente. O curso conta com uma grade bastante extensa de conteúdos, o que poderá demandar bastante os cuidados por parte do usuário quando o assunto é a dedicação. Apenas os bons profissionais habilitados conseguem boas qualificações no mercado de trabalho.

Quais são as possibilidades de atuação

Quanto a possibilidades de atuação, os profissionais deverão atuar em instituições públicas e privadas, além de empresas voltadas para o mapeamento e o levantamento de cunho topográfico e também geodésico, além de entidades de cunho ambiental determinado.

Como está o mercado de trabalho para este profissional

Para este profissional o mercado de trabalho está promissor, apesar disto é importante que exista dedicação, pois são várias áreas de atuação e diversos conteúdos diferenciados no decorrer do curso, o que exige muita atenção por parte do estudante.

As instituições de qualidade também fazem toda a diferença, por isso muitas instituições acabam oferecendo o curso porém não com a sua qualidade devida.

O PRONATEC presente em praticamente todos os estados, oferece este curso com excelência, por isso se você tem interesse em saber se existe o curso na sua região acesse o site www.pronatec.mec.gov.br.

Deixe um Comentário: