Técnico em Hidrologia

O profissional técnico em hidrologia tem como principais atribuições instalar, operar e ainda realizar toda a manutenção dos equipamentos que são destinados para as medições de níveis, bem como as vazões em rios, lagos e estuários determinados, e de equipamentos específicos para registros de correntes, de marés, ondas e outras características voltadas para o mar. Este profissional deverá coletar, interpretar, e analisar todos os sedimentos.

Além de executar os levantamentos das bacias hidrográficas em campos e por meio das ferramentas de forma cartográfica. Este profissional deverá realizar uma série de ensaios de infiltrações, bem como de bombeamento em poços e ações de controles de erosão. Este profissional deverá ainda participar dos projetos de obras hidráulicas e execuções de estudos e modelos que são reduzidos.

Técnico em Hidrologia

Quais são as principais possibilidades de temas abordados no curso

Dentre os principais temas abordados no curso, podemos citar as áreas de legislação e normas técnicas, os sistemas hidrológicos, desenho técnico, instrumentação, hidrologias de superfícies e subterrâneas, hidráulicas fluviais e marítimas, erosão e sedimentação, recursos hídricos, bem como as normas de segurança e saúde no trabalho para esta área.

Quais são as possibilidades de atuação para este profissional?

Como possibilidades de atuação para este profissional, podemos citar as instituições públicas, privadas e também instituições de terceiro setor. Além disto temos empresas de obras hidráulicas, e controles de erosão determinadas bem como empresas de saneamento básico e de consultoria ambiental.

Para que a instituição de ensino seja realmente de qualidade, é fundamental que ela possua uma biblioteca com acervos específicos e atualizados, além de laboratórios de informática com programas específicos para seus estudos, laboratórios de desenho e laboratórios de hidráulica prática. É fundamental este tipo de aula prática para que os profissionais possam ter o curso e ficar habilitados em sua área de atuação.

O profissional tem a necessidade de constante atualização neste tipo de área. Por isso uma dica bastante interessante é antes mesmo de realizar os cursos começar uma boa pesquisa sobre o segmento.

A melhor instituição que oferece este curso é a Pronatec, onde você poderá acessar o site oficial da instituição e consultar informações sobre o curso se ele está disponível na sua região.

Deixe um Comentário: