Técnico em Mergulho

O curso de Técnico em Mergulho é voltado ao eixo tecnológico Militar, com uma carga horária equivalente de 1200 horas durante todo o processo. Este profissional fica habilitado a atuar em situações tanto de salvamento como de exploração com relação a mergulhos.

Saiba um pouco mais sobre a área

O profissional Técnico em Mergulho, tem como algumas das principais atribuições supervisionar toda a utilização determinada da câmara de recompressão. Além de inspecionar diversos tipos de obras vivas dos navios. Este profissional deverá ainda executar uma manutenção planejada de equipamentos determinados de mergulho, além de operar os equipamentos de fotografia e filmagem submarino.

Técnico em Mergulho

Este profissional deverá ainda realizar uma navegação costeira e estimada, executando atividades diversas de socorro e de salvamento, poderá participar de resgates de submarinos além de manipular possíveis cargas explosivas que estiverem submersas. O profissional deverá oprar sistemas complexos de hiperbário e de instalações existentes de mergulho. Ele realiza o planejamento comum de todos os gases e demais combustíveis que são utilizados no processos de mergulho profundo.

Os temas abordados por esta formação

Como principais temas abordados por este tipo de formação, podemos citar as áreas de física e fisiologia de mergulho, além de áreas determinadas de fotografia submarina.

O profissional ainda deverá cortar e soldar objetos submarinos, realizando uma possível reflutuaçao e ainda desencalhando e salvando as embarcações, bem como seus equipamentos de mergulho, análises de gases, emergências médicas para os mergulhadores, e atividades de socorro e salvamento submarino estão entre alguns dos vários tipos de temas que são abordados por esta formação.

Quais são as áreas de atuação para estes profissionais?

Para os profissionais militares de ativa, existe uma área de atuação exclusivamente em organizações militares determinadas da Marinha do Brasil. No caso de militares de reserva, poderão atuar de forma direta em plataformas de petróleo, bem como estaleiros, navios de mergulho e empresas voltadas a sistemas de off shore.

São várias as instituições militares que oferecem este tipo de curso no Brasil, mas apesar disto, a Pronatec é a mais conceituada a oferecer este tipo de graduação, para saber se o curso está disponível em sua região acesse http://pronatec.mec.gov.br/.

Deixe um Comentário: