Técnico em Operação de Radar

O profissional técnico em operações de radar deverão operar os sistemas de radares, além de tudo isto é possível se determinar todas as posições dos navios em cartas náuticas por métodos de navegação que são totalmente conhecidas. Entre outras funções determinadas deste profissional, podemos citar a alteração de cartas náuticas, bem como as publicações determinadas de auxílio para a navegação e também para outros tipos de equipamentos determinados.

Este é um profissional que deverá operar todos os equipamentos de comunicação existente dos navios e ainda utilizar equipamentos de ecobatímetro, agulhas magnéticas, agulhas giroscópicas, entre outros tipos de instrumentos.

Técnico em Operação de Radar

Ao passar o corso, que possui uma carga horária equivalente em média de 1200 horas aula, o aluno deverá aprender diversos tipos de disciplinas, dentre elas o combate ao incêndio, áreas de primeiros socorros, áreas eletrônicas e também de eletricidade, navegação, entre vários outros tipos de temas.

Assim que este profissional estiver formado, ele deverá atuar em organizações militares diversas da Marinha do Brasil, bem como em empresas de navegação e plataformas continentais e outros locais diversos.

Outras atribuições deste profissional

O profissional poderá também, entre as atribuições já citadas determinar posições dos navios por métodos de navegação existentes, empregar regras internacionais de navegação com vistas para prevenir possíveis acidentes, além de se utilizar de procedimentos de controles de avarias e suporte básico para a manutenção da vida.

Os temas abordados na formação

Como temas abordados nesta formação, podemos citar uma operação de radares de equipamentos de navegação determinados e de comunicação existentes, além disto temos o ensino em áreas de navegação, combate a incêndios, primeiros socorros, eletrônica e eletricidade bem como são estudadas algumas noções de meteorologia.

Quais são as possibilidades de atuação para este profissional?

Como possibilidades de atuação para este profissional, podemos citar que os profissionais militares de ativa, devem atuar de forma exclusiva em organizações militares de Marinha do Brasil. Os militares de reserva por sua vez, são empresas determinadas de navegação e de plataformas continentais determinadas.

Os cursos podem ser realizados em várias instituições militares disponíveis em todo o Brasil, apesar disto o Pronatec http://pronatec.mec.gov.br/ é a instituição que oferece o curso mais completo. Por isso consulte o site para verificar a possibilidade do curso em sua região.

Deixe um Comentário: