Técnico em Saneamento – Cursos

A área de Técnico em Saneamento é voltada para os sistemas de infraestrutura, com uma carga horária equivalente de 1200 horas, este curso é uma excelente alternativa para os profissionais que tiverem interesse em atuar neste mercado. Por isso saiba informações do curso a seguir.

Onde atua o profissional na área de Técnico em Saneamento?

O profissional técnico na área de saneamento, atua diretamente na construção de diversos tipos de estações de tratamento tanto de água como de esgoto. Este profissional ainda atua em obras voltadas para a captação, os transportes e o tratamento de água e esgoto. Outra particularidade é que este profissional realiza todo o processo de manutenção dos equipamentos e também de redes.

Técnico em Saneamento

Além disto executa e conduz a execução de aterros sanitários bem como obras para dispor a reciclagem dos resíduos e unidades existentes de compostagem. Este profissional deverá analisar os consumos de água, implementando todas assuas estratégias de captação de recursos, tratamentos e também de distribuição. Além disto este profissional planeja toda a execução e elabora os orçamentos do processo que deverá ser feito.

Quase são os principais assuntos abordados durante a realização do curso.

Existe uma série de possibilidades de temas que poderão ser abordados na formação do curso, por isso saiba mais informações a seguir.

Dentre os temas abordados podemos citar os temas voltados para materiais de construção, bem como obras de saneamento, desenho técnico e topografia, hidrologia e solos, abastecimentos e tratamentos de água.

Além disto a coleta e tratamento de água e resíduos também está envolvida neste processo.

Durante os estágios finais de curso, é importante deixar claro que os usuários poderão ter acesso a conhecimentos práticos de máquinas e equipamentos bem como devem aprender sobre todo o processo de drenagem urbana.

Quais as possibilidades de atuação nesta área.

Como diversas possibilidades de atuação, podemos citar as instituições públicas e privadas de terceiro setor, bem como as construtoras, escritórios de projetos, bem como áreas de consultoria.

Existem várias escolas que oferecem este tipo de curso, mas uma que oferece grandes diferenciais sem dúvida alguma é a Pronatec, por isso consulte o Pronatec de sua região e verifique se existe esta possibilidade de curso.

 

Deixe um Comentário: