Técnico em Sinalização Náutica

O profissional habilitado no curso Técnico em Sinalização Náutica tem como atribuições diversas operar e manter todos os equipamentos determinados voltados para a comunicação visual. Este profissional inicialmente deverá identificar as luzes, bem como as marcas e sinais luminosos que são convencionados a todo o regulamento internacional para que possa evitar o possível Abalroamento no mar. Além disto este profissional poderá extrair os dados de equipamentos de navegação que são necessários para toda a plotagem de posições dos navios de carta náutica. Além disto é possível que este profissional possa realizar processos de leitura, de codificação, decodificação e registros dos elementos determinados de observação de cunho meteorológico.

Quais são as possibilidades de temas que podem ser abordados nesta formação.

Técnico em Sinalização Náutica

Como possibilidades de temas abordados nesta formação, podemos citar a navegação costeira e a navegação estimada.

As redes de comunicações bem como redes de distribuição e recepção das mensagens de canais de meio ótico, além da meteorologia sinótica e dinâmica de esquemas. Outro assunto que é bastante mencionado neste tipo de curso são as técnicas de observação e de codificação, bem como instrumentação meteorológica.

Quais são as áreas de atuação deste profissional

Como áreas de atuação deste profissional, quanto aos militares de ativa, os profissionais poderão atuar exclusivamente nas organizações militares voltadas para a Marinha do Brasil.

No caso de profissionais militares reservas, podemos citar a atuação em navios mercantes, bem como plataformas, heliportos, aeroportos, postos de sinais, estações de rádio diversas fixas e móveis, bem como institutos de monitoramento determinado, previsão meteorológica e climatológica também.

A duração do curso é equivalente de 1200 horas aula, onde os alunos deverão ver temas diversos como a meteorologia e sinótica além de dinâmica.

Se formando no curso os profissionais estarão habilitados para atuar nas rádios fixas e móveis, bem como em institutos de monitoramento determinados, previsões meteorológicas e também climatológicas, organizações militares de marinha do Brasil bem como outros lugares diversos que precisam deste tipo de trabalho.

Os profissionais interessados em participar deste tipo de curso, poderão procurar oportunidades na sua região no Pronatec, basta acessar o site www.pronatec.mec.gov.br e conferir informações sobre os cursos.

Deixe um Comentário: