Tecnico Transporte Hidroviário (ou Transporte Marítimo [tecnologia])

Este é um tipo de curso tecnólogo que tem como objetivos implementar uma série de medidas que tem como objetivo melhorar o transporte terrestre, o transporte ferroviário, portuário e de cargas. É possível se propor uma série de soluções para melhorias de cursos do trânsito em centros urbanos.

Com esta finalidade o profissional deverá analisar todo o processo de crescimento populacional e suas necessidades, além de planejar as suas ações para o incentivo de utilização de transportes coletivos. Em todas as áreas de carga por sua vez, é possível se determinar sistemas de transportes que deverão ser utilizados e a forma de armazenamento determinado dos produtos. No caso de transporte aéreo é possível este profissional administrar, gerenciar e também promover as mudanças nos aeroportos visando a toda  qualidade e segurança de usuários e de funcionários.

Tecnico Transporte Hidroviário

Como é o mercado de trabalho para estes profissionais

Este é um tecnólogo pouco conhecido no mercado, e com isto o país tem muito a melhorar com relação aos transportes, principalmente em grandes cidades, o que poderá abrir ótimas perspectivas para este profissional. Ele é requisitado por setores públicos e privados para planejar e acima de tudo coordenar os transportes de cargas e de pessoas. Na região sudeste é possível se encontrar as melhores oportunidades.

A remuneração inicial é equivalente a R$ 1000 ou R$ 2000 iniciais dependendo da empresa de atuação.

Um pouco sobre o curso

Os currículos deste tipo de curso mudam de acordo com a ênfase do mesmo. Em áreas de transportes terrestres, os alunos acabam estudando projetos de ferrovias e também de rodovias e custos de transportes determinados. Os cursos de gestão portuária por sua vez acabam enfatizando sempre disciplinas voltadas para a gestão de armazéns e transportes marítimos. As escolas exigem estágio por parte dos alunos, e a duração média de cursos é equivalente de dois anos.

As melhores instituições que oferecem este tipo de curso são a UEZO no Rio de Janeiro e a Fatec de Jaú em São Paulo, os endereços das instituições são http://www.uezo.rj.gov.br/ e também a http://www.fatecjahu.edu.br/. Consideradas como melhores instituições para estas áreas.

 

 

 

Deixe um Comentário: