HomeNoticiasENEM 2024 - O que vai cair? Tema Redação

ENEM 2024 – O que vai cair? Tema Redação

Os estudantes de ensino médio e que visam a entrada em universidades, principalmente para as opções públicas, as quais necessitam de um ótimo desempenho do participante para disponibilizarem as vagas

O sucesso profissional depende diretamente da formação acadêmica, assim a busca por boas oportunidades de instituições de ensino podem interferir em seu conhecimento que será aplicado no mercado de trabalho, assim como nas boas impressões que podem ser geradas pelo currículo perante os gestores e donos de empresas.

O ENEM 2024 é um programa que oferece boas oportunidades de ensino para toda a população, permitindo que cursos superiores de excelente qualidade sejam ofertados para as pessoas independentemente de sua renda familiar.

 

O que é o ENEM?

Antes de entender mais sobre o ENEM 2024, Exame Nacional do Ensino Médio, e seu funcionamento, deve-se conhecer para o que exatamente serve essa forma de avaliação que é o ENEM, tratando-se de um exame que é aplicado para todos os interessados do ensino médio que estejam em busca de uma boa instituição de ensino para prestar o ensino superior.

A avaliação é disponibilizada para mais de 1.700 cidades em todo o país, permitindo que o acesso seja facilitado para todos os alunos independentemente de seu local de residência, sendo a porta de entrada para outros 3 programas que podem conceder o ingresso do estudante às universidades, sendo eles:

  • Sisu: O programa mais desejado por quem presta ENEM 2024 é o Sisu, pois o mesmo oferece vagas em universidades públicas espalhadas por todo o Brasil, permitindo que o estudante esteja isento de mensalidades por cursar em locais subsidiados pelo governo, sendo alvo de desejo dos inscritos para o exame. É por meio do Sisu que pode-se ingressar em universidades federais, por exemplo;
  • Prouni: É o sistema unificado de universidades que concede aos participantes do ENEM 2024, mediante ao seu desempenho, bolsas em instituições privadas de ensino superior, proporcionando isenção de mensalidade ou descontos percentuais que podem ser aplicados para facilitar economicamente a entrada de pessoas aplicadas aos estudos;
  • Fies: Aos que desejam entrar na universidade com o uso do financiamento para possibilitar seus gastos com mensalidade podem recorrer ao Fies que também flexibiliza suas possibilidades mediante à prestação do ENEM, variando os percentuais de acordo com as condições socioeconômicas contabilizadas.

 

Inscrições para o ENEM 2024

Os estudantes de ensino médio e que visam a entrada em universidades, principalmente para as opções públicas, as quais necessitam de um ótimo desempenho do participante para disponibilizarem as vagas, com alta demanda e disputa em diferentes cursos, já podem preparar-se para o ENEM 2024.

As datas para o exame de 2024 ainda não foram divulgadas, sem os prazos destacados ainda de início do cadastramento e aplicação das provas, porém todos os passos podem ser executados pelo interessado sem sair de casa, diretamente pelo site do ENEM.

Na página inicial, o usuário poderá visualizar a opção de inscrição, informando alguns dados iniciais como CPF e a data de nascimento para que seja efetuada uma busca, caso o internauta já possua cadastro. Caso contrário, o mesmo deverá conceder outras informações como nome completo, sexo, RG, estado civil, nacionalidade, etnia e endereço completo.

Caso o estudante necessite de algum atendimento especializado, este deverá indicá-lo na aba de recursos, assim como para língua estrangeira.

Por fim, será disponibilizado um questionário socioeconômico que poderá ser utilizado também pelo programa Fies para conquista de um financiamento escolar, além de possibilitar o abono da taxa que deve ser quitada para a participação no ENEM 2024.

 

Como funciona o ENEM 2024?

O funcionamento e organização do ENEM 2024 ocorrerá assim como nas edições anteriores do exame, ainda que haja algumas discussões sobre mudanças mediante ao novo ensino médio aplicado, porém sem grande sucesso para entrar em vigor para 2024.

Sendo assim, a prova aplicada no ENEM 2024 será composta por 180 questões, além de uma redação para observação da interpretação e forma de escrita dos candidatos, conseguindo aferir da melhor maneira o seu conhecimento e entendimento sobre diferentes assuntos.

A aplicação das provas ocorrerá em dois domingos consecutivos, ocorrendo nos últimos meses do ano, normalmente em novembro, permitindo que todos os alunos do ensino médio possam preparar-se o restante do ano para execução da prova com excelência, além de passar por todos os conteúdos de um ano completo – principalmente para quem está cursando o último ano – conseguindo o entendimento das matérias que forem cobradas.

  • Primeiro domingo: No primeiro dia de exame do ENEM 2024 são aplicadas metade das questões, ou seja, 90 perguntas, sendo estas divididas em 45 de linguagens e códigos, assim como 45 de ciências humanas;
  • Segundo domingo: No segundo dia de exame do ENEM 2024, são aplicadas as demais questões, sendo 45 do tema de ciências da natureza e outras 45 de matemática.

Ambos os dias de acontecimento da avaliação trazem como rotina o início às 13h30 e a duração de 5h30 de prova no primeiro dia e 5h no segundo dia, permitindo que todos os participantes possam realizar com tranquilidade suas questões.

 

Quais os assuntos que serão abordados no ENEM 2024?

Os estudantes que estão preparando-se para o ENEM 2024 e visam obter um bom desempenho perante a avaliação deve programar seus estudos de acordo com os temas que são comumente cobrados para o ENEM 2024.

Existe a Matriz de Referência ENEM, esta que pode ser consultada por completo para observar todas as competências que serão cobradas dos participantes, que é bastante extensa e deve ser estudada com cautela para associar todos os itens e suas necessidades.

Alguns temas bastante comuns são:

  • Sociologia contemporânea
  • Mundo do trabalho
  • Cultura e indústria cultural
  • Ideologia
  • Meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa
  • Cidadania
  • Capitalismo
  • Economia e sociedade

Além de todas as matérias e conteúdos de estudo, é recomendado que o estudante realize simulados de edições anteriores do ENEM, sendo que as questões reais podem ser encontradas na internet ou até mesmo realizá-las em outras instituições de ensino preparatórias, efetuando uma simulação real ao contabilizar tempo de prova e observar as correções e até mesmo comentários das perguntas que são ofertados por professores.

Vídeoaulas também podem ser materiais de estudo dos interessados, buscando-as em redes sociais, internet ou até mesmo em instituições de ensino preparatórias que oferecem cursos online específicos para a preparação para o ENEM, com dicas e resolução de exercícios que podem lhe oferecer um patamar geral sobre a prova.

A prática da redação é algo mais subjetivo, porém bastante interessante, pois a nota atrelada a esse fator é bastante significativa ao observar o montante disposto do ENEM 2024. Existe o Banco de Redações, um local que oferece temas diversos para treinar a escrita e que retornam com correções gratuitamente.

 

O ENEM 2024 é um alvo de desejo de diversos estudantes do ensino médio e que buscam por boas oportunidades em instituições de ensino superior, recorrendo às vagas públicas ou conquistando percentuais de desconto em estabelecimentos particulares.

A inscrição para o ENEM 2024 pode ser realizada pela internet no site oficial, atentando-se às datas e ao edital que será disponibilizado em breve, permitindo o tempo necessário de preparação para a execução da prova.

São diversas assuntos abordados na avaliação, com conhecimentos gerais e específicos que são aprendidos no ensino médio, além da redação para avaliação da compreensão, interpretação de texto e escrita do participante, aferindo seus conhecimentos em diferentes instâncias.

Leia Também

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Notícias Mais Vistas

Recent Comments