HomeNoticiasVai Abrir Concurso PM SP 2024?  - Edital e Inscrição

Vai Abrir Concurso PM SP 2024?  – Edital e Inscrição

Uma carreira na Polícia Militar de São Paulo é algo que muita gente almeja, especialmente quando se tem vocação para cuidar da segurança das demais pessoas.

Apesar de alguns consideraram que é uma carreira perigosa, a verdade é que esse trabalho também pode ser visto como um pilar, tendo em vista que é extremamente importante a ação da polícia para que todos estejam protegidos.

A Polícia Militar de São Paulo está em busca de novos soldados e esse certame tem como objetivo aumentar o contingente da corporação no ano de 2024.

Já se tem um edital publicado e o próximo passo para quem deseja ser oficial da corporação é começar a estudar e entender um pouco mais sobre como será esse concurso!

Para ajudar, nós elaboramos um artigo que vai trazer explicações a respeito do edital e informações sobre como se pode fazer a inscrição.

 

O que é preciso para ser soldado da PM SP?

Assim como ocorre em todo certame para policiais, existem diversas exigências que os concurseiros têm de conhecer. Primeiramente, não se pode ter mais de 30 anos, enquanto o mínimo para os candidatos é 17 anos.

Vê-se que esse certame tem uma particularidade: enquanto os demais pedem sempre que os concurseiros sejam maiores de idade, o mínimo para ingressar como soldado em SP é 17 anos.

Outra coisa importante é que as vagas para a PM de São Paulo são liberadas para homens e mulheres, sendo obrigatório, porém, que eles tenham carteira de motorista em categorias que partam da B. Assim, quem só tem habilitação na categoria A não pode participar.

Com relação à escolaridade, basta ter terminado o ensino médio e possuir um certificado que conte com reconhecimento do Ministério da Educação.

A altura tambem é um ponto importante para quem vai prestar esse concurso: mulheres devem ter de 1,55m para cima e, os homens, de 1,60m para cima.

Fora tudo isso, é claro que os candidatos a ser policiais militares de São Paulo precisam ter aprovação na avaliação mental e no exame físico. Quando tudo isso é considerado aprovado, o indivíduo estará pronto para tomar posse da sua função.

 

Quais são as etapas?

Os candidatos que querem ser da PM de SP em 2024 precisam ser aprovados primeiro em uma prova objetiva que vai contar com várias disciplinas comuns do Ensino Médio.

Além disso, será feito um exame de aptidão física no qual esse candidato terá de fazer exercícios variados. O exame médico será uma das etapas, destacando que os candidatos a PM terão a sua saúde mental avaliada também.

Depois de todas essas etapas, aquele que for aprovado terá a sua documentação verificada, ou seja, será confirmado que todas as informações apresentadas por ele são reais. Vale dizer que apenas depois de tudo isso é que se pode dizer que o candidato teve sua aprovação.

Destaca-se que o candidato tem de verificar no edital como é o esquema de atribuição de notas. Dessa forma, ele comparece às avaliações já consciente de como ele, sua aptidão e seus conhecimentos serão analisados.

 

Outras informações fundamentais que devem ser verificadas no edital

Formatura de 2614 Soldados da PM no Sambódromo do Anhembi. Data: 27/05/2015. Local: São Paulo/SP.
Foto: Du Amorim/A2 FOTOGRAFIA

Em primeiro lugar, quem está responsável por elaborar todas as provas e cuidar da inscrição dos candidatos, bem como dos recursos, é a VUNESP.

Assim, seguem algumas coisas que têm de ser verificadas de forma atenta pelos candidatos e que estão disponíveis no edital:

 

  • Sistema de pontuação diferenciado

Antigamente, esse sistema era chamado de cota. Normalmente, há um sistema de pontuação diferenciado para pessoas com alguma deficiência, para indígenas, para os negros e para os pardos.

É extremamente importante saber que aqueles inscritos por esse sistema terão uma prova de Heteroidentificação e que, depois disso, a banca vai deferir ou indeferir essa pontuação especial.

 

  • Interposição de recursos

É claro que os candidatos podem recorrer de diversas etapas do edital: porque sua isenção de taxa não foi aceita, porque ele não foi incluído na pontuação diferenciada, porque acredita que a correção da sua prova está errada, etc.

A VUNESP libera a interposição de recursos por meio do seu próprio site e, no edital, são especificados os períodos nos quais os candidatos podem enviar esses recursos.

Destaca-se que, após o período, não haverá possibilidade de esse candidato mandar um novo recurso e que será preciso aguardar a avaliação.

 

  • Cronograma

Falando em períodos, é muito importante que o candidato a PM de SP verifique todo o cronograma que a VUNESP coloca sempre no final do seu edital.

 

Como é a remuneração

 

De acordo com o que é mencionado no edital, os aprovados para serem soldados da Polícia Militar paulista começarão recebendo R$4.852,21 como salário. Entretanto, considerando que os órgãos públicos preveem progressão de carreira, é claro que esse valor acaba aumentando!

É preciso destacar que, além da remuneração bem mais alta do que diversos outros cargos públicos, o PM paulista também terá estabilidade em seu emprego, cuidados de saúde e diversos outros benefícios, todos eles podendo ser verificados no edital.

 

Quantas vagas?

 

O certame da PM SP para 2024 é considerado bem grande: nada menos que 2.700 vagas! Vale salientar que todo esse contingente será espalhado pelo Estado de São Paulo, ou seja, aquele que deseja ser soldado precisa verificar quais são as regiões de lotação.

Na hora de se inscrever, será necessário que o interessado indique onde deseja ser lotado, em caso de aprovação. É recomendado que se analise bem essa escolha e que, preferencialmente, dê-se prioridade para aquelas regiões que possuem mais cargos vagos.

 

Data da prova

 

O começo da avaliação para ser soldado da PM de São Paulo é a prova objetiva, que está prevista para ocorrer em 04/02. Um pouco antes desse dia, a VUNESP lançará o edital de convocação, que é o documento onde se vê o local onde a prova será feita.

A recomendação dos especialistas em concursos é que se vá a esse lugar antes do dia da prova. Assim, é possível verificar mais facilmente qual é a distância, quanto tempo é necessário para chegar, etc.

Deve-se ficar atento: há um horário máximo até o qual o candidato pode chegar. Se ele for ultrapassado, o candidato simplesmente não pode realizar a prova.

Na eventualidade de a VUNESP precisar alterar a data da prova, também será feito um edital, sendo disponibilizado no seu site.

 

Como se inscrever

 

A inscrição tem de ser feita a partir do dia 06/11 e até dia 20/12 apenas no site da VUNESP. Vale dizer que a taxa de participação é de R$ 85, com chance de isenção para quem tiver baixa renda ou se encaixar em outro critério que conste no edital.

Após o pedido de isenção, o candidato tem de aguardar que a banca organizadora informe quais isenções foram deferidas. Se não for o caso dessa pessoa específica, ela será obrigada a pagar a taxa ou terá a sua participação cancelada.

Uma vez que se realizou a inscrição para ser soldado da PM SP em 2024, o passo seguinte é verificar todo o conteúdo programático que estiver no edital e começar a preparar-se.

Para isso, recomendam-se os cursos especializados e as apostilas feitas por profissionais. Com isso, fica mais fácil abranger o conteúdo integral do edital!

 

 

 

 

 

Leia Também

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Notícias Mais Vistas

Recent Comments