HomeNoticiasConcurso Banco do Brasil BB 2024? - Vai abrir? Edital

Concurso Banco do Brasil BB 2024? – Vai abrir? Edital

Da mesma forma que se vê em qualquer outra empresa, existem cargos diversos no Banco do Brasil e, consequentemente, a exigência de escolaridades variadas.

Fazer parte do Banco do Brasil representa uma oportunidade fantástica para a maioria das pessoas. Afinal, esse é um banco extremamente concorrido e quem não quer uma carreira sólida em um bom órgão público, não é?

Contudo, será que o ano de 2024 reserva a possibilidade de abertura de um edital? Será que existirá uma oportunidade neste ano para quem deseja fazer parte do BB?

É claro que existem diversas especulações na Internet, mas é preciso esta ciente de que nem todas as informações são as mais confiáveis. Por isso, nós criamos um artigo onde é explicado de forma clara e segura se é possível esperar um concurso do BB para 2024 ou não.

 

Quais são as vantagens de se trabalhar no Banco do Brasil?

Muitas pessoas ficam inseguras com a ideia de trabalhar em um banco, especialmente por causa de assaltos e mesmo da responsabilidade de manusear dinheiro e outras posses. Contudo, o que não falta são vantagens para quem faz parte da equipe do Banco do Brasil.

A primeira coisa que se pode relatar é que os servidores desse banco têm estabilidade, ou seja, não é comum que eles sejam exonerados dos seus cargos. A exceção é quando ocorre algo grave, como uma agressão ou uma infração severa.

Em outros casos, mesmo quando uma agência do BB é fechada, esse servidor pode ser realocado para outro lugar, ou seja, é bem mais tranquilidade.

Os funcionários do Banco do Brasil também costumam ter plano de carreira, o que significa que eles vão melhorando sua remuneração conforme também evoluem como profissionais.

Normalmente, os servidores têm alimentação por conta do banco, além de receberem uma ajuda de transporte. É esperado que esses servidores também tenham benefícios com relação ao uso dos serviços do banco, como maiores facilidades para financiamentos.

 

O que é preciso para trabalhar no Banco do Brasil?

Da mesma forma que se vê em qualquer outra empresa, existem cargos diversos no Banco do Brasil e, consequentemente, a exigência de escolaridades variadas.

Sendo assim, existem pessoas que têm de possuir ensino superior, destacando que os escriturários (que são os cargos mais abertos pelo banco) solicitam apenas ensino médio completo.

Independentemente de qual seja a escolaridade que o BB requisite aos candidatos, ela deve sempre ser reconhecida pelo Ministério da Educação. Portanto, é preciso que o diploma que o candidato apresenta seja emitido por uma instituição educacional que seja credenciada.

Outras coisas necessárias para o candidato trabalhar no Banco do Brasil é ser brasileiro (aceitam-se os naturalizados também), ser aprovado na avaliação médica e ser maior de idade.

 

Quem tem débitos com o Banco do Brasil pode participar do concurso?

Sendo um banco muito conhecido e muito usado pelos brasileiros, é claro que há várias pessoas que acabam tendo algum débito com ele.

Para esses indivíduos, é possível sim estar no concurso público, mas a posse só poderá ser efetuada quando a dívida estiver quitada. Assim, um indivíduo que foi aprovado no certame do BB precisa pagar a dívida inteira antes de assinar a posse de cargo.

O motivo para isso acontecer é que o banco considera um conflito de interesses pagar um salário a uma pessoa que está devendo a ele e, tecnicamente, gerando um prejuízo.

 

Afinal, vai abrir concurso para esse banco em 2024?

A grande pergunta é se os concurseiros podem contar com um novo edital para 2024 e, infelizmente, a resposta é não.

O motivo é que, em 2023, o banco já fez um certame, ou seja, ainda existe um contingente grande de pessoas que terão de ser convocadas, conforme a necessidade for surgindo nas agências.

É interessante salientar que existe uma validade para cada concurso público e, geralmente, ela é de dois anis mínimos. Isso quer dizer que só se pode esperar um concurso para o Banco do Brasil a partir do ano de 2025.

 

E para escriturário?

 

Para quem deseja ser escriturário, que é aquele profissional que inicia no Banco do Brasil, devendo ter apenas ensino médio, a perspectiva é um pouco mais animadora. Isso porque o último edital para esses profissionais aconteceu em 2021, ou seja, há maiores possibilidades de um novo edital.

Portanto, para quem tem ensino médio ou não se importa de assumir um cargo mais baixo, vale a pena acompanhar o surgimento de um edital para essa função,.

 

Preparação para o certame é a chave da posse!

É claro que todo mundo que se inscreve para um concurso público logo imagina todos os benefícios e toda a tranquilidade que pode ter sendo um funcionário público.

Contudo, isso não é fácil e a concorrência para os cargos é sempre enorme.  Dessa forma, uma preparação apropriada pode ser vista como a chave para assinar o termo de posse em menos tempo.

Quanto mais bem colocado o concurseiro fica no resultado final, maiores são as suas chances de aparecer no edital de convocação. Para conseguir isso, é claro que se deve estudar da forma certa.

A seguir, certas dicas para quem está aguardando o próximo edital do Banco do Brasil:

 

  • Ler bem o último edital

Uma pessoa que quer a vaga de analista, por exemplo, deve ir procurar qual foi o último concurso que o BB teve para esse cargo e verificar atentamente todo o edital.

Dessa maneira, esse indivíduo já saberá mais sobre os requisitos, sobre como se estrutura a prova e poderá se preparar com enorme antecedência.

O mesmo se diz para quem tem interesse em ser escriturário ou qualquer outra coisa dentro desse órgão público.

 

  • Estudar a bibliografia obrigatória

É bem comum que, mesmo que a banca organizadora mude entre um edital e outro, que a bibliografia para os cargos seja repetida.

Sendo assim, quem vai se candidatar a escriturário encontrará muitos pontos de semelhança na bibliografia obrigatória e vale a pena já ler antecipadamente.

 

  • Recorrer a videoaulas

É comum que haja mais difíceis de entender apenas lendo um material e isso é mais visto quando se trata de legislação. Para esses conteúdos, a recomendação é recorrer a videoaulas, onde se pode ter esclarecimentos maiores.

 

  • Elaborar uma rotina viável

Não é raro que os concurseiros acreditem que é preciso parar de viver para se preparar para o certame e isso tem um resultado bem negativo.

A verdade é que esse candidato fica cansado, deixa de ter saúde e isso impacta muito o seu resultado nas provas, mesmo que ele estude quase em tempo integral.

Considerando tudo, o que se indica é que uma rotina viável seja criada. Isso quer dizer uma rotina na qual o concurseiro consiga estudar por algumas horas semanais e, ao mesmo tempo, possa descansar de forma adequada e ficar com sua família.

Isso vai diminuir bastante o estresse característico de quem está prestando concurso público e ainda facilitará o bom rendimento.

 

  • Fazer simulados

Essa é uma indicação que se faz a todo concurseiro, mesmo que não seja do BB. Afinal, os simulados mostram aos concurseiros quando estes, de fato, compreenderam o que foi estudado.

O ideal, contudo, é que se procure por simulados que sejam correspondentes ao cargo e, preferencialmente, que sejam elaborados pela banca examinadora mais possível de ser escolhida. Para o BB, é a Cesgranrio.

 

 

Leia Também

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Notícias Mais Vistas

Recent Comments